quinta-feira, 28 maio, 2020
AlimentaçãoSaúdeSem categoria

Corte o glúten das receitas com a farinha de arroz

26visualizações

Misturar a farinha em líquidos antes das refeições proporciona sensação de saciedade.

Quer eliminar ou reduzir o glúten da sua alimentação? A farinha de arroz é uma boa opção, pois é a principal substituta da farinha de trigo. Ela é rica em proteínas e contém um alto nível de vitaminas do complexo B, nutrientes que auxiliam o organismo a utilizar a glicose e os aminoácidos com eficiência.

A farinha de arroz possui de quatro a cinco vezes menos gorduras totais do que a farinha de trigo. A primeira possui 0,3g por porção de 100g, enquanto a segunda possui 1,4g para a mesma proporção. Saiba mais sobre o ingrediente e seus benefícios.

A farinha de arroz serve de base para receitas sem glúten. Foto: iStock, Getty Images

Conheça a farinha de arroz

Você pode fazer a sua farinha de arroz com a ajuda de um moedor de café, liquidificador ou processador de alimentos.

Você precisará apenas de duas xícaras de arroz integral. Pode utilizar o convencional, mas dê preferência para o integral, pois ele é muito mais rico e nutritivo. Coloque-o no liquidificador e bata até começar a se tornar farinha. Passe o que sobrar por uma peneira e bata novamente no liquidificador.

Além do amido, que corresponde a cerca de 90% da matéria seca do arroz, a farinha não contém glúten. Ela auxilia na prevenção de doenças do aparelho digestivo e do coração, bem como no controle do diabetes, já que possui índice glicêmico baixo.

farinha de arroz também reduz a absorção de óleos vegetais dos alimentos, tornando-os menos calóricos. O grão contém fibras insolúveis. Uma dieta rica em fibra reduz o colesterol, melhora os níveis de açúcar no sangue e promove movimentos intestinais regulares.

O arroz integral contém mais fibra do que o branco devido à casca. Ao substituir a farinha de trigo pela de arroz, você pode perder peso. As fibras também ajudam nesse processo, pois dão sensação de saciedade.

Inclua a farinha de arroz em uma dieta saudável

O ideal é consumir a farinha de arroz misturada à água, ao suco, à salada ou à sopa, 30 minutos antes do almoço e do jantar, para que a sensação de saciedade apareça. A dose diária não deve ultrapassar três colheres de sopa.

Inclua a farinha de arroz na preparação de pães, por exemplo. Para dar leveza, acrescente batata doce, mandioquinha ou biomassa de banana verde. O vinagre de maçã é utilizado para deixar a massa mais molhadinha e o fermento biológico irá ajudá-la a crescer.

Na hora de fazer um macarrão ou a massa da sua lasanha, combine a farinha de arroz com a fécula de batata e o polvilho doce. Tortas salgadas também podem ser preparadas com o composto misturado a outros alimentos, como a lentilha moída.

Biscoitos podem ficar mais saudáveis se feitos a partir da combinação de farinha de arroz, chia, quinoa em flocos e manteiga clarificada.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! 

Deixe um comentário