Saúde

Porque a higiene bucal infantil é tão importante?

9visualizações

Quando os filhos nascem, existem inúmeras preocupações a respeito de sua saúde, como os exames necessários, primeiras vacinas e consultas que devem ser realizadas. Por isso, os pais podem se preocupar tanto com algumas questões da saúde do bebê e acabam se esquecendo ou deixando de lado a saúde bucal e as idas ao dentista infantil.

Isso pode trazer alguns danos ao longo de toda a vida do indivíduo e, por isso, é tão importante que esses cuidados sejam tomados desde a infância.

Primeiros cuidados

Os cuidados devem começar antes mesmo dos primeiros dentes começarem a nascer para evitar o acúmulo de leite, já que contém açúcares e podem causar as cáries. O melhor jeito de realizar esse cuidado é enrolando uma fralda limpa e umedecida no dedo indicador e então, delicadamente, passar pelas regiões internas da bochecha, gengiva e língua.

Isso deve ser feito pelo menos duas vezes ao dia e, principalmente, antes do bebê dormir. O aconselhado pelo dentista infantil é que o bebê não adormeça com a mamadeira na boca, pois pode causar um grande acúmulo dessas substâncias que podem ser prejudiciais à saúde bucal.

A primeira visita ao consultório odontológico deve ser realizada quando os primeiros dentinhos começarem a nascer, o que pode variar entre os quatro e nove meses.

Muitas pessoas acham que é muito cedo, mas é o momento certo para fazer a primeira avaliação e para que os pais tenham as informações necessárias sobre os próximos passos dos cuidados bucais.

No primeiro momento, a criança pode se assustar e resistir a sua ida ao dentista. Por isso, é fundamental entender sobre decoração de consultório odontológico para preparar a criança desde a entrada, até a chegada à sala de espera.

Por que é importante?

Os primeiros cuidados com a saúde bucal do bebê são importantes porque eles podem mostrar como vai ser o restante da vida bucal do indivíduo.

Muitos pais não têm tempo ou preocupação para acompanhar a escovação dos filhos e garantir que estejam fazendo da maneira correta. Isso pode fazer com que problemas que podem seguir por toda a vida apareçam.

Esse é o caso, por exemplo, da fluorose. Essa é uma condição que, apesar de não causar nenhuma mudança na estrutura do dente e nem deixá-lo fraco, altera a estética dos dentes.

A fluorose é causada devido ao alto teor ingerido pelo flúor. Esse é um elemento químico presente em pequenas quantidades na água, mas também no creme dental e enxaguante bucal. Normalmente, é por meio desses produtos que as crianças acabam engolindo e causando essa condição.

As manchas dentárias causadas pela fluorose seguem o indivíduo desde a infância até o final da vida, sendo necessária a realização de algum tipo de clareamento dental caso queira retirá-las.

Além disso, é nos primeiros anos de vida que os cuidados com a higiene bucal são aprendidos e seguidos pelo restante da vida. Isso significa que realizar as escovações junto ao seu filho, assim como avaliar se ele está fazendo na frequência correta é essencial.

Da mesma forma, as visitas a clínica infantil pelo plano odontológico devem ser realizadas na mesma frequência que os adultos: pelo menos uma vez a cada seis meses. Assim, é possível garantir que todos os cuidados bucais serão tomados para garantir a saúde bucal de seu filho.

As idas frequentes ao dentista infantil também são uma das melhores maneiras de garantir que doenças e outros problemas bucais não atinjam a boca do seu filho.

A cárie no dente de leite, por exemplo, por mais inofensiva que pareça ser, considerando que os dentes caem em alguns meses ou anos, pode infectar a germe dentária e causar a má formação permanente.

Apesar das cáries serem um problema extremamente comum na boca de todos os brasileiros e, principalmente, das crianças, é algo que pode ser facilmente evitado se as indicações do cirurgião dentista forem devidamente seguidas.

As três escovações diárias, assim como o uso do fio dental devem ocorrer a partir do momento que os dentes da criança começam a nascer e esse é um hábito que deve ser seguido durante toda a vida. Por esse motivo, as maneiras de fazer com que os pequenos estejam preocupados com a saúde bucal e que se mantenham assim por anos, garantindo melhor qualidade de vida é dando às crianças essa consciência desde cedo, assim como realizar as escovações junto com elas e ir a clínica de odontologia infantil com regularidade.

Deixe um comentário