sexta-feira, 25 setembro, 2020
Saúde

Conheça técnicas para se obter um clareamento dental autêntico

34visualizações

Saiba que o clareamento dental pode ser realizado de forma caseira, mas existem alguns cuidados essenciais para não prejudicar sua saúde dental, entenda melhor nesse artigo.

Um sorriso bonito e saudável é o cartão de visita das pessoas, sendo capaz de promover auto estima e autoconfiança na estética e até mesmo, trazer melhorias nas relações interpessoais do ser humano.

Muitos são aqueles que se sentem incomodados com os aspectos dos dentes, que por sua vez, podem apresentar características amareladas decorrente dos anos de vida.

Nessas situações, a fim de melhorar a aparência dos dentes, muitas pessoas optam pelo tratamento de clareamento dentário.

Este procedimento utiliza-se de uma técnica com agentes clareadores, como o peróxido de hidrogênio, para recuperar a cor original dos dentes.

Ao contrário do que muitos pensam, existem várias formas de se aplicar o clareamento dental. Não necessariamente o procedimento precisa ser feito dentro do consultório odontológico

Existem diversas opções para aqueles que optam por clarear os dentes dentro de casa.

Mas, é importante ressaltar que mesmo aqueles que escolhem esta opção, precisam fazer um acompanhamento antes e após o procedimento com o dentista.

O paciente que deseja fazer um clareamento dental deve primeiramente procurar um dentista para que ele avalie o melhor método.

Moldeira

A moldeira é uma das formas mais utilizadas para o procedimento de clareamento dentário caseiro. 

Se o procedimento caseiro for indicado, será preciso moldar os dentes para que seja feita a fabricação da moldeira, esta, serve para que o gel clareador seja aplicado com exatidão sobre os dentes do paciente, de acordo com a formação da arcada dentária. 

Desta forma, o produto a base de peróxido de hidrogênio trabalha como agente para a retirada das camadas amareladas e das impurezas presentes na dentição.

O gel clareador deve agir conforme o tempo indicado pelo odontologista. 

Além disso, a quantidade de dias em que o produto será utilizado vai depender da avaliação do dentista responsável pelo caso.

Este, analisará semana após semana, possíveis manchas na dentição e o tom correto para que não haja nenhum resultado indesejado ou problemas decorrentes do uso exagerado do produto.

Este tratamento consiste na aplicação do gel à noite, deixando atuar no período pré-determinado pelo dentista. Após isso, deve ser feita a retirada do produto e a escovação dos dentes com creme dental com flúor. 

Bicarbonato de sódio

Muitas pessoas utilizam o bicarbonato de sódio como forma de clarear os dentes.

Este, não promove o mesmo efeito do clareamento feito em consultórios odontológicos, mas é capaz de remover as manchas superficiais do esmalte dental. 

Por mais que o bicarbonato possa auxiliar no processo de remoção das manchinhas do esmalte dentário, deve-se ter cuidado com a utilização do produto.

Quando usado com muita frequência, pode-se ocasionar um desgaste do esmalte, originando sensibilidade dentinária.

Fitas clareadoras

As fitas clareadoras, assim como os géis que atuam nas moldeiras, também têm o peróxido de hidrogênio como princípio clareador ativo.

Elas liberam oxigênio da coroa do dente, promovendo assim, uma limpeza dos poros do esmalte. 

As fitas foram projetadas para serem utilizadas em média duas vezes por dia durante 30 minutos durante sete dias.

O desempenho deste tipo de tratamento depende da complexidade de cada caso. Aqueles pacientes com um grau leve de escurecimento ou amarelamento dental, podem apresentar um resultado satisfatório. 

Acompanhamento odontológico

É de suma importância que o paciente entenda que para realizar um clareamento dental caseiro, primeiro é necessário o acompanhamento de um profissional da área da saúde odontológica para realizar o tratamento de forma correta. 

Caso não ocorra um acompanhamento periódico junto ao cirurgião-dentista, as consequências podem ser muitas, como: Sensibilidade dolorosa; irritação nas gengivas; prejuízo ao esmalte do dente, entre outras.

Desta forma, cabe ao dentista verificar qual a melhor solução para cada caso em potencial e assim, realizar ponderações e dar continuidade ao tratamento.

Métodos para deixar o sorriso ainda mais bonito

Além dos clareadores dentais caseiros, existem alguns métodos odontológicos que promovem um sorriso mais bonito e saudável, são esses:

Lente de contato dental

A lente de contato dental é um procedimento odontológico capaz de melhorar a estética do sorriso do paciente. O procedimento preserva a estrutura natural do dente, restabelece a função e resistência dos dentes e podem durar de 10 a 15 anos, dependendo dos hábitos de higienização do paciente.

O tratamento com as lentes de contato dentais é muito procurado dentro dos consultórios de dentistas.

Isso porque, além de trazerem um aspecto branco e saudável ao sorriso, as lentes melhoram o visual dos dentes mal posicionados, separados e quebrados.

Além disso, elas não mancham com a ingestão de alimentos como vinho, café e açaí, pois não apresentam grande nível de porosidade.

Clareamento dentário em consultório

O tratamento consiste em um procedimento clínico conservador com o qual o paciente obtém dentes mais claros sem a necessidade de uma intervenção restauradora ou protética. 

O procedimento funciona através da aplicação do gel de peróxido de hidrogênio de 10 a 38%, durante um período de 15 a 50 minutos de acordo com a concentração.

Através do processo de oxidação, a liberação do oxigênio reativo quebra os pigmentos, que são eliminados do interior dos dentes por difusão.

Aparelho dental transparente

Para aqueles que possuem alguma disfunção no alinhamento da arcada dentária e dos dentes, existe a opção de utilizar o aparelho dental transparente.

A vantagem desse mecanismo é que ele não atrapalha na estética do sorriso do paciente, sendo ótimo para aqueles que se sentem incomodados com os moldes convencionais cheios de braquetes e fios metálicos. 

Vale ressaltar que independente do procedimento desejado, é importante pedir a opinião do seu odontologista para avaliar as melhores opções diante a sua necessidade. 

Optar por uma pesquisa de preços também é ideal, assim, você consegue organizar o financeiro sem se prejudicar.

Uma boa dica para isso é usar palavras-chave na barra de pesquisa do Google, a fim de obter resultados mais relevantes e consistentes de acordo com o que você deseja. 

Por exemplo: Caso esteja interessado em buscar sobre preços de clareamentos dentários, busque por “preço clareamento dental” e assim em diante. 

Mesmo com os procedimentos feitos no consultório, visitas periódicas ao dentista são fundamentais para manter a saúde bucal em dia e evitar possíveis problemas na dentição. 

Isso, junto com uma boa alimentação e uma higienização bucal completa, são fatores primordiais para deixar o seu sorriso cada vez mais bonito e saudável, independente do procedimento que deseja fazer! 

Este conteúdo foi produzido por Victoria Mechenas, redatora na empresa Vue Odonto.

Deixe um comentário