Male suffering from tooth ache, touching cheek, pulp inflammation, gingivitis
Saúde

Como o estresse pode afetar a sua saúde bucal?

4visualizações

O estresse está presente no dia a dia de muitos brasileiros. Provavelmente, você já tenha passado por algum tipo de situação desgastante, que tenha despertado em você sintomas relacionados ao estresse.

Isso acontece porque uma situação que provoca tensão pode desencadear diversos sintomas negativos, o que influencia em todo o organismo, inclusive, na saúde bucal.

Com  o aumento das tarefas somado com o tempo escasso, tem deixado muitas pessoas estressadas, o que acaba facilitando o surgimento de diversos sintomas. Confira abaixo alguns deles:

  • Irritabilidade;
  • Cansaço;
  • Insônia;
  • Dor de cabeça;
  • Falhas na memorização;
  • Ansiedade;
  • Perda ou ganho de peso, entre outros.

Normalmente, os sintomas mencionados acima são os principais sinais de que o seu corpo está respondendo a uma situação de estresse. Esses sinais surgem quando existe uma determinada situação que provoca uma preocupação ou irritabilidade excessiva.

Mas, afinal, como o estresse pode afetar a sua saúde bucal? Para saber mais, continue lendo esse artigo.

Como o estresse pode influenciar na saúde bucal?

A influência do estresse na saúde bucal, normalmente, é uma dúvida de muitas pessoas. Mas é preciso ter em mente que, além dos cuidados bucais diários, todo o funcionamento do organismo influencia diretamente na saúde bucal.

Portanto, o estresse excessivo e contínuo é responsável por um grande desequilíbrio no funcionamento do organismo, o que pode provocar o surgimento de doenças bucais. Confira abaixo as doenças bucais mais comuns:

Bruxismo

Esse problema atinge a articulação temporomandibular. Essa doença é responsável pelo ranger dos dentes enquanto a pessoa dorme. A musculatura facial fica tensionada e acaba pressionando os dentes, causando o ranger dos dentes. Normalmente, esse problema ocorre quando a pessoa está passando por um período de tensão.

Candidíase oral

É uma doença que está relacionada com a imunidade e alimentação. A junção de uma alimentação desequilibrada e com o consumo de alimentos com açúcares pode contribuir para a queda da imunidade, o que favorece o surgimento da candidíase oral, favorecendo a proliferação do fungo Candida Albicans.

Aftas

É uma pequena ferida que pode desaparecer dentro de algumas semanas. As aftas costumam surgir quando há uma queda na imunidade, podendo afetar as gengivas, língua e toda a cavidade bucal.

As doenças mencionadas acima costumam ser as mais comuns. O estresse tem sido o principal motivo para o surgimento de doenças bucais.

Para garantir que esses problemas bucais não afetem a sua boca, vamos conferir mais dicas de como evitá-los.

Como evitar que as doenças bucais atinja a sua boca?

Como vimos acima, o principal sintoma que o estresse desencadeia é queda da imunidade e tensão, esses sintomas são facilitadores para o surgimento de doenças bucais.

Uma ótima dica para fortalecer o sistema imunológico é equilibrar a alimentação. Consumir alimentos como goiaba, cenoura, ovos, Iogurte, brócolis, entre outros, pode contribuir e muito para manter a sua saúde bucal.

Diminuir o consumo de alimentos compostos por açúcares, também pode contribuir para manter a sua saúde bucal e um organismo equilibrado, favorecendo o mantimento da imunidade.

Os cuidados bucais também devem estar na rotina. Uma escovação correta, o uso de enxaguante e fio dental, também são indispensáveis para manter a sua boca saudável.

Praticar atividades físicas também pode aliviar o estresse e impedir que esse mal faça com que a sua saúde bucal seja comprometida. Além disso, não podemos deixar de mencionar a importância de agendar uma consulta com um dentista.

Confira abaixo a importância de buscar um profissional que possa te auxiliar.

Agende uma consulta preventiva

Quando falamos de saúde bucal, não podemos esquecer da importância que um profissional tem. É de extrema importância agendar uma consulta preventiva, a fim de verificar se a sua boca está saudável.

Muitos dentistas indicam que a regularidade ideal para se consultar com um profissional é de cada 6 meses. Para manter essa regularidade, muitas pessoas acabam optando pela contração de um plano odontológico, devido a economia que essa opção pode oferecer durante um tratamento dentário.

Sabemos que alguns procedimentos odontológico possuem um alto custo, o que pode inviabilizar o tratamento para alguns. Nesse caso, vale a pena fazer uma pesquisa para verificar se um dosconvênioscobrem o tratamento desejado.

Para escolher qual o melhor plano odontológicodisponível, é necessário identificar qual a sua necessidade e se o serviço vai suprir o tratamento. Existem muitos serviços disponíveis no mercado, portanto, é necessário pesquisar com calma e ver qual é o mais completo e vantajoso.

Além disso, é necessário avaliar se o plano desejado possui uma ampla rede de dentistas credenciados e se os dentistas disponíveis atendem uma região próxima. Todos esses pontos devem ser levados em consideração para a contratação de um convênio odontológico.

Vamos colocar em prática?

Agora que já sabemos quais são as dicas para colocar em prática, o que acha de buscar formas que te agradem para aliviar o estresse?

Começar com uma nova dieta somado de exercícios físicos, pode contribuir e muito para se livrar do estresse do dia a dia e manter todo o seu organismo equilibrado e deixar as doenças bucais causadas pelo estresse bem longe de você.

Deixe um comentário