sábado, 24 outubro, 2020
Saúde

8 alimentos que podem causar problemas bucais

63visualizações

Quando pensamos em preservar a saúde bucal, o primeiro passo é manter uma boa rotina de higiene, além da manutenção de um sorriso bonito e saudável.

Entretanto, há diversos alimentos que prejudicam a boca, causando problemas sérios e muita gente não sabe quais não são recomendados consumir.

Na verdade, ter uma alimentação balanceada é algo que favorece todo o funcionamento do organismo, já que é capaz de evitar vários tipos de problemas para o nosso corpo.

Mas afinal, você por acaso já sabe quais são os alimentos perigosos para a sua boca? 

Então acompanhe o conteúdo e conheça mais sobre o assunto.

Consuma com moderação

Há muitos alimentos que você precisa tomar mais cuidado na hora de consumir e até mesmo não deixar que vire um costume diário.

Não é segredo que tudo em excesso pode fazer mal. Então veja agora alguns que você deve evitar ou então consumir menos:

Café

Se consumido em excesso, os dentes podem ficar amarelados pois ele tem uma alta concentração de pigmentos.

Assim, a saída é recorrer ao clareamento dental e dar um tempo no consumo do café durante o tratamento.

Entretanto, se for continuar consumindo após o tratamento, prefira não adicionar açúcar para que não desenvolva cárie.

Balas duras

Os dentes podem quebrar pela consistência rígida demais desse tipo de bala, pois algumas pessoas têm costume de morder.

Isso pode te levar a ter que se consultar com um dentista especialista em ortodontia para arrumar seus dentes danificados e até mesmo ter que pesquisar sobre aparelho invisível preço para ter que utilizar.

Bebidas alcoólicas

O álcool pode fazer inibir a produção de saliva, o que deixa a nossa boca seca e, assim, aumentando as chances de proliferação de bactérias.

Não à toa que quando bebe muito, no dia seguinte você sente muita sede. Por isso, quando consumir bebidas alcoólicas, sempre se mantenha hidratado com água. 

Doces

Os doces sempre remetem às cáries, certo? Isso porque eles têm uma alta quantidade de açúcar na sua composição, como as balas, chicletes, bolos, entre outros.

É sempre recomendado escovar os dentes depois de consumir esse tipo de comida, pois o acúmulo de açúcar atrai as bactérias que produzem um ácido que faz muito mal para os dentes, provocando a corrosão do esmalte.

Carboidratos

Os alimentos como pão, batata, macarrão possuem muito amido que se transforma em doce na sua composição, o que é basicamente o que já falamos acima. 

Entretanto, muitas pessoas não sabem do perigo de consumir tanto carboidrato diariamente na sua alimentação. 

Refrigerante

Ainda na onda do consumo de muito doce, os refrigerantes podem entrar nessa também, já que são bem ricos em açúcar, mesmo diet, zero, light, sempre tem alguma composição para deixar doce.

Inclusive, podemos aqui lembrar que os famosos sucos que são vendidos em caixinha também não são nada saudáveis para nossa boca por conter igualmente muito açúcar.

Chá

Muitos chás podem provocar o mesmo problema do café: manchar e escurecer os dentes, pois também tem corantes naturais. 

Além disso, é recomendado consumir sem adição de açúcar, ok? Lembre-se dos problemas das bactérias que amam se aproveitar dessa situação e provocam a cárie.

Frutas ácidas

Há diversas frutas que são extremamente benéficas para o nosso corpo, mas que podem não ser para a nossa boca se consumidas em excesso. 

As que são mais ácidas como a laranja e o abacaxi atuam como erosivas na superfície dos dentes.

Tenha mais benefícios

Apesar de ter esses alimentos que você deve ter moderação ao consumir, existem outros que podem trazer muitos benefícios para a sua boca, como:

  • Leite e derivados: possuem muito cálcio e ajudam na reconstrução do esmalte dental;
  • Maça: fonte de fibras e ajuda na higiene bucal;
  • Linhaça: rica em ômega 3, diminui as chances de inflamações bucais;
  • Peixes: fonte de cálcio e vitamina D, sendo um ótimo alimento para fortificar os dentes.

Além disso, não esqueça que uma boca muito saudável é aquela que faz uma alimentação diária rica em cálcio, vitaminas D e C, não come durante as refeições, evita todos os alimentos que citamos aqui e o mais importante, que faz acompanhamento em um consultório odontológico regularmente.

A sua saúde é o que mais importa

Não esqueça que antes de consumir qualquer alimento por impulso, sendo bom ou não para a sua saúde bucal, lembre-se também da saúde do seu corpo e saiba respeitá-la.

Leve em consideração todas as dicas que passamos aqui, faça acompanhamento médico com um nutricionista, mas não esqueça do dentista e faça todas as consultas necessárias.

Tenha em mente sempre ter uma saúde exemplar.

Deixe um comentário