Casa sozinha nas férias? Veja 10 dicas de segurança
Reforçar as fechaduras é só uma das dicas de segurança importantes para não ter surpresas na volta para casa.
No período de férias, especialmente nos meses de janeiro e fevereiro, muitas pessoas viajam para descansar e aproveitar os dias de folga. Mas você consegue deixar sua casa sozinha sem se preocupar? Se a resposta é não, talvez seja importante seguir algumas dicas de segurança.
Por que seguir dicas de segurança
Algumas preocupações devem vir antes de fazer as malas e pegar a estrada. A mais importante delas é se cercar de cuidados que mantenham a casa protegida enquanto a família curte as férias e garante uma boa volta.
Existem no Brasil quadrilhas especializadas que atacam residências – um crime que cresce no período de férias de verão. Isso porque uma casa vazia se torna mais vulnerável a esse tipo de delito do que durante o ano.
10 dicas de segurança para a sua casa
Aumentar a proteção do seu imóvel é importante não apenas para evitar transtornos na volta das férias, como também fazer do período um momento de renovação de energias. Para isso, confira a seguir importantes dicas de segurança e viaje tranquilo e despreocupado.
1. Aposte na tecnologia
Se a sua casa não possui dispositivos de segurança, como câmeras de monitoramento e alarme, pense na possibilidade de adquíri-los antes de viajar. Em geral, os preços são acessíveis e a segurança da casa vale o investimento. Você encontra esses equipamentos em lojas de materiais de construção ou no varejo especializado em segurança. A instalação deve ser feita por um eletricista.
2. Seja discreto
Não deixe que pessoas estranhas saibam sobre o período em que a casa estará vazia. Uma das dicas de segurança mais importantes é manter a discrição sobre a viagem em ambientes estranhos. Também não saia divulgando sua saída nas redes sociais. Assim, você evita que a notícia se espalhe e atraia assaltantes.
3. Avise um vizinho
Comunique a um vizinho de confiança sobre sua viagem. Se possível, repasse essas dicas de segurança a ele e telefone às vezes para saber se está tudo em ordem com a casa.
4. Conte com seus familiares e amigos
Quando for se ausentar por muito tempo, por mais de duas semanas, por exemplo, peça a um parente ou amigo próximo para visitar sua casa. Isso garante a presença de pessoas no imóvel e afasta a ideia de que a casa está sozinha.
Boas dicas de segurança para a casa nas férias incluem pessoas abrindo janelas, acendendo luzes, regando jardins e entrando com o carro na garagem normalmente enquanto os moradores estiverem distantes.
Se você mora em condomínio, não esqueça de deixar uma autorização por escrito com o síndico para que seu parente ou amigo possa acessar o prédio.
5. Contenha-se com as trancas
Não use cadeados ou trancas do lado externo do portão. Esse é um sinal claro de que não há ninguém em casa e costuma chamar a atenção de assaltantes.
6. Desligue a campainha
Na procura de uma oportunidade para invadir e assaltar, os ladrões podem acionar o aparelho só para verificar se a casa está sozinha.
7. Aumente a proteção
Invista em trancas e fechaduras extras para suas portas e janelas. Reforce a porta principal com fechaduras auxiliares e use trancas fortes nas janelas.
8. Transfira objetos de valor
Guarde jóias, objetos de valor e dinheiro em cofres de bancos ou temporariamente na casa de familiares. A simples possibilidade de haver bens desse tipo em casa já é suficiente para atrair assaltantes.
9. Cuide da aparência da casa
Não deixe o jardim da casa abandonado. Antes de viajar, combine com o jardineiro para que ele continue cuidando da grama enquanto você estiver fora. Um vizinho próximo pode ajudar com o portão.
10. Faça cópias das chaves
Em viagens longas, deixe cópia das chaves com uma pessoa de confiança para facilitar o acesso ao imóvel em caso de emergência.
Que tal apostar nessas dicas de segurança e aproveitar suas férias com mais qualidade de vida? Então deixe um comentário!