sexta-feira, 17 setembro, 2021
Bem-Estar

Higiene natural infantil: saiba o que é e como praticar

131visualizações

Ideia é deixar fraldas de lado e observar quando bebê quer fazer xixi ou cocô.

POR REDAÇÃO

Já pensou em deixar as fraldas de lado e passar a observar quando seu bebê quer fazer xixi ou cocô para levá-lo ao penico? De forma simplificada, essa é a proposta da higiene natural infantil, a prática em que, em vez de colocar fraldas nas crianças, a mãe, pai ou cuidador presta atenção nos sinais do bebê na hora de fazer as necessidades. Conheça a prática e saiba como aplicá-la no dia a dia com seu filho.

Higiene natural infantil busca maior conexão com a criança. Foto: Shutterstock

O que é higiene natural infantil

Raquel Siqueira, defensora da higiene natural infantil, afirma que, desde os primeiros meses de vida, é possível observar os sinais da criança na hora que ele tem vontade de fazer xixi ou cocô. “Ao contrário do que pensamos, todo bebê nasce sabendo dar sinais de que vai eliminar. A ideia é deixar o bebê sem fraldas sempre que possível”, ressalta a mãe de dois, que promove rodas de conversas com interessados em entender como aplicar a prática.

Como adotar a prática

É por meio da atenção aos sinais da criança que a pessoa que está cuidando dela percebe a hora de fazer as necessidades, explica Raquel. Pode ser um choro, contorções com o corpo ou irritação. É importante ficar alerta a períodos, como a hora de acordar e após as mamadas. Uma forma de começar pode ser colocar uma fraldinha de pano leve e ir trocando assim que ela fica molhada ou suja, sugere a mãe, ou levando o bebê ao banheiro, ao penico, e até ao vaso de plantas.

“Os sinais variam com o passar do tempo, então é necessária uma conexão com o bebê e bastante paciência. Não pode virar uma neurose, um desafio, algo estressante. Os escapes fazem parte”, diz Raquel, que faz questão de ressaltar que não há uma técnica infalível e o mais importante é buscar criar uma conexão com o bebê. “É um resgate do simples, sem tempo, sem tabu, sem nojo, natural.”

Ela defende que, na realidade, fomos ensinados a usar as fraldas e isso tornou-se um hábito, e estimula interessados na prática a “questionar tudo”: “Que tal experimentar tirar a fralda um pouco, quando ninguém estiver olhando, desligar o radar dos palpites alheios, respirar fundo, conectar-se com o bebê, confiar em si mesma e ver o que acontece?”, sugere Raquel.

Benefícios da higiene natural infantil

O quanto antes começar a prática, é melhor, tendo em vista que o bebê “já nasce programado para isso”, diz a especialista. Segundo ela, em questão de meses a criança começa a segurar o xixi e o cocô por algum tempo, esperando para ser atendido. Ao contrário, quando colocamos fralda, o bebê aprende que não adianta avisar.

Aprendeu o que é higiene natural infantil? Então aproveite para compartilhar o artigo com outros pais e mães!

Deixe um comentário