sábado, 24 outubro, 2020
MCtr5k people woman brunette 20-25 25-30 girl make up finger lips mime calm hush silence indoor horizontal
Bem-Estar

Entenda a importância do silêncio para o seu dia a dia

52visualizações

No Dia do Silêncio, comemorado em 7 de maio, tire um tempo para a paz e a reflexão.

Vivemos em um mundo que nos bombardeia com incessantes estímulos visuais e sonoros. É fácil se acostumar a eles sem mesmo percebermos. Acontece que ficar em silêncio pode ser muito bom para a saúde física e mental. Ele é tão importante que ganhou até um dia específico, dedicado à reflexão e à meditação.

Benefícios do silêncio

Ninguém sabe como o Dia do Silêncio surgiu, mas o fato é que 7 de maio é a data marcada para tirar um tempo e reprogramar corpo e mente. Nessa ocasião, são ressaltadas a importância de desligar um pouco da correria do dia a dia e descobrir que ficar calado e em paz por alguns minutos diariamente tem vários benefícios.

Os ruídos, especialmente aqueles com mais de 30 decibéis, estão associados a hipertensão arterial, ansiedade e estresse. Pessoa com exposição de longo prazo a barulhos intensos no trabalho ou em atividades de lazer também podem estar em risco aumentado de doença cardíaca, segundo um estudo publicado na revista “Occupational Environmental Medicine”.

Por isso, ter alguns momentos longe da agitação é capaz de reduzir a pressão arterial e ajudar a prevenir problemas cardíacos. Vale ainda tirar alguns minutos do dia para desligar do mundo e meditar – o que pode não apenas reduzir seus níveis de estresse, mas também melhorar o funcionamento do cérebro.

De acordo com um estudo publicado na revista “Psychiatry Research: Neuroimagin”, pessoas que meditam cerca de 30 minutos por dia, durante oito semanas, apresentam mudanças mensuráveis na densidade de substância cinzenta em regiões do cérebro associadas à memória.

Já um levantamento publicado na revista “Brian, Structure and Function” indica que ficar pelo menos duas horas em silêncio pode criar novas células na região do hipocampo. E essa área é crucial, pois está ligada à capacidade da pessoa de aprender e recordar fatos, bem como às emoções.

Aquietar-se também melhora a concentração. Os sons desnecessários podem fazer sua atenção rapidamente diminuir, e justamente por isso é importante ter uma pausa e meditar.

Como silenciar a mente

Se você quiser incluir essa prática em seu dia a dia, pode começar a fazer algumas mudanças:

Medite

Comece com entre cinco e 10 minutos em total silêncio. Desligue quaisquer distrações, como telefone ou televisão. Você pode até fazer isso no metrô, no carro, no avião, quando você está esperando por alguém ou antes de dirigir-se a algum lugar.

Nesse tempo concentre-se apenas na sua respiração. Sua mente vai vagar e isso é bom, mas, assim que você notar, volte a se concentrar, agora em seu inalar e exalar.

Abrande os seus movimentos

Quando você perceber que está com pressa, desacelere. Escolha algo que você faz todos os dias e faça lentamente. Preste atenção aos seus movimentos.

Feche os olhos

Se você está se sentindo sobrecarregado ou precisa de um momento de calma e tranquilidade, basta fechar os olhos e ter uns segundos para si mesmo.

Conhece outras maneiras de incluir o silêncio no dia a dia? Compartilhe o artigo e troque ideias com seus amigos! Aproveite também para conferir outras dicas de bem-estar aqui no Viva Bem Saúde.

Deixe um comentário