quinta-feira, 28 maio, 2020
Beleza

Soro fisiológico no cabelo é aposta das famosas

12visualizações

O soro fisiológico é indicado para a higienização de lentes de contato.

Um truque de beleza de uma das gatas da televisão brasileira, Juliana Paes, causou rebuliço nas redes sociais. Em entrevista, a musa revelou o uso de soro fisiológico no cabelo após o banho. A dica, que segundo ela garante balanço e suavidade, foi dada pela amiga Cléo Pires.

Eficaz para limpeza e hidratação da mucosa nasal, o soro fisiológico é uma solução preparada com cloreto de sódio e água destilada. Sem efeitos colaterais, ele é recomendado para higienização de lentes de contato e dos olhos, além de ser usado na prevenção de resfriados, gripes, crises de rinite e sangramento nasal. Mas será que ele funciona para as madeixas?

Soro fisiológico no cabelo funciona?

Segundo Tatiana Steiner, dermatologista e assessora do Departamento de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia, (SBD), o soro fisiológico no cabelo pode ajudar a regular o pH, apesar de não ser um produto específico para esses cuidados.

“Ele não invalida o uso de produtos apropriados a cada tipo de cabelo”, explica a profissional.

Sem substâncias específicas para tratar e proteger as madeixas, a composição do soro ajuda a fechar as cutículas dos fios. A aplicação, de acordo com a dermatologista, é feita com as mãos, após a lavagem.

“É apenas uma alternativa que pode contribuir em algumas situações, mas não necessariamente trará resultados efetivos”, alerta Tatiana.

Muito além do soro fisiológico

O soro fisiológico pode ajudar, mas não é ideal. Tatiana destaca a importância da análise médica para a escolha da melhores opções. “O ideal é buscar ajuda do dermatologista para indicar os produtos mais apropriados a cada tipo de cabelo”, diz. A seguir, veja dicas indispensáveis para quem não abre da mão da vaidade:

– Aplique produtos à base de silicone. Eles garantem hidratação e recuperação, deixando a camada externa do fio brilhante e mais resistente.

– Use shampoos e cremes próprios para seu tipo de cabelo, pois só assim as necessidades individuais serão supridas.

– Evite dormir de cabelos molhados. Isso muda a qualidade do fio e deixa a raiz com tendência a dermatite e descamação.

– Proteja os fios e o couro cabeludo do sol para garantir que a cutícula fique intacta e o cabelo sofra menos danos.

– Tenha uma alimentação adequada. Uma dieta balanceada é importante, com proteínas, ferro e vitamina C.

– Cuide dos cabelos grisalhos ou totalmente brancos. Shampoos apropriados ajudam a manter o brilho e a cor livre do amarelamento.

– Trate a cutícula com produtos termoprotetores e hidratantes. Ela é a capa protetora do fio e, quando existe grande rompimento, não é possível recuperá-la.

– Aplique protetor solar. Ele é fundamental para prevenir o envelhecimento e diminuir a degradação de proteínas do fio pela radiação UV.

Conhece mais alguma dica de beleza das famosas? Deixe seu comentário! E aproveite para conferir outras novidades aqui no Viver Bem Saúde.

Deixe um comentário