quinta-feira, 4 junho, 2020
Alimentação

Torta de legumes: Prepare 2 receitas saudáveis

24visualizações

A torta de legumes de liquidificador é livre de glúten e lactose.

Uma torta salgada sempre cai bem. Com recheios incorporados na massa macia e temperada, as receitas de torta de legumes entram como opção fácil para agradar a jovens e adultos. Veja como preparar uma opção de liquidificador, indicada para celíacos e intolerantes à lactose. Confira também como fazer uma quiche de legumes tradicional.

Torta de legumes de liquidificador

A torta de legumes leva atum, um peixe rico em proteínas. Para substituir o produto animal e tornar a receita vegetariana, utilize brócolis triturado.

Ingredientes da Massa:

– 3 ovos

– 1 xícara de água

– ¼ de xícara de óleo

– ¼ de xícara de azeite de oliva

– 1 dente de alho grande

– 1 xícara de farinha de arroz

– 1 colher de sopa de amido de milho

– 1 colher de chá de sal

– 1 colher de sopa de fermento químico para bolos.

Ingredientes do Recheio:

– 1 lata de atum conservado em água

– 1 cenoura grande ralada

– ¼ de xícara de azeitonas picadas

– 1 lata de seleta de legumes

– Orégano para polvilhar.

Modo de Preparo:

Separe o fermento. Misture todos os demais ingredientes da massa em uma tigela. Leve essa mistura para o liquidificador. Em seguida, jogue o fermento.

Coloque metade da massa em uma forma untada com azeite de oliva e um pouquinho de farinha. Espalhe o recheio da torta de legumes e finalize com o resto da massa. Para preparar o recheio, basta misturar todos os ingredientes numa vasilha, com a ajuda de uma colher grande.

Leve a torta de legumes para o forno em temperatura média por aproximadamente 40 minutos. Quando estiver fria, desenforme e corte em quadradinhos.

Quiche de legumes

A quiche de legumes leva ingredientes com glúten e lactose, mas pode ser adaptada. Para transformar a receita, substitua a farinha de trigo por farinha de arroz. Em vez de apostar nas versões clássicas de creme de leite e iogurte, prefira as alternativas de soja.

Ingredientes da Massa:

– 2 xícaras de farinha de trigo

– ½ colher de chá de sal

– ½ xícara de margarina

– ½ xícara e 2 colheres de sopa de água.

Ingredientes do Recheio:

– 1 cenoura picada

– 1 abobrinha picada

– ½ couve-flor picada

– 1 colher de sopa de óleo

– 1 cebola

– 1 dente de alho

– Sal, pimenta e queijo ralado a gosto

– 4 ovos

– 1 lata de creme de leite

– 1 copo de iogurte.

Modo de Preparo da Massa:

Coloque a farinha, o sal e a margarina em uma tigela. Misture com a ponta dos dedos. Pouco a pouco, vá adicionando a água. Quando a massa estiver grossa, sove-a com as mãos. Cubra a vasilha com um pano por aproximadamente 40 minutos. Após esse período, abra a massa com o rolo.

Unte a forma com azeite de oliva e farinha. Forre a forma com a massa. Faça furos na massa com um garfo.

Modo de Preparo do Recheio:

Coloque azeite de oliva em uma frigideira. Quando estiver quente, acrescente a cebola e o alho picados. Refogue e acrescente a cenoura, a abobrinha e a couve-flor. Finalize temperando com sal e pimenta. Bata no liquidificador todos os ingredientes que sobraram.

Montagem:

Espalhe o recheio na forma e finalize acrescentando a mistura do liquidificador. Leve a torta de legumes para o forno por aproximadamente 40 minutos. Retire e, quando estiver fria, desenforme com cuidado.

Espalhe os legumes refogados já frios sobre a massa e despeje a mistura do liquidificador. Asse em forno médio preaquecido até dourar.

Deixe um comentário